O uso da condição de fluxo de trabalho se/senão permite que você crie caminhos diferentes em um fluxo de trabalho. Isso permite que você personalize os fluxos de trabalho em um nível mais profundo para aprimorar seus negócios. Há várias opções para personalizar a condição se/senão adicionando um ou vários filtros "e/ou" para personalizar a configuração conforme sua necessidade.
Talvez você queira que um conjunto de ações ocorra para contatos que moram em uma determinada área geográfica e um conjunto diferente de ações para aqueles que moram em outra área. Ou talvez você queira que as pessoas com endereço de e-mail recebam uma série de acompanhamentos por e-mail e que as pessoas sem endereço de e-mail sejam agendadas para uma série de acompanhamentos por chamada. Novamente, há várias opções para personalizar essa condição nos fluxos de trabalho. Vamos dar uma olhada em como configurá-la.
Etapa 1: Criar um fluxo de trabalho
Crie um novo fluxo de trabalho ou edite um já existente.
Configure seus gatilhos de fluxo de trabalho.
Etapa 2: Adicionar o evento de condição se/senão
Clique em + para adicionar uma ação ao fluxo de trabalho.
Escolha a condição "se/senão".
Adicione um ou mais Segmentos e Operadores, escolhendo nos menus suspensos para personalizar a ação.
OBSERVAÇÕES:
você pode alternar entre "E" e "Ou" para decidir se deseja que um ou mais operadores funcionem juntos ou independentemente. E implica que ambas as condições devem ser atendidas. OU implica que qualquer uma das condições deve ser atendida. O primeiro OU que o sistema encontrar será considerado
Você usaria condições para filtrar da forma mais específica possível quando necessário. Você as separaria em vários segmentos para discar em cenários específicos.
No exemplo abaixo, o contato entrará na filial com base em um gatilho de status de Compromisso no início do fluxo de trabalho e somente se tiver sido marcado por abrir um e-mail. Ou ele entrará na filial se o mesmo gatilho o fez entrar no fluxo de trabalho e o contato foi marcado para concluir uma chamada. (veja a captura de tela abaixo)
DICA PRO:
Você pode adicionar várias opções ou caminhos à sua condição se/senão para personalizar completamente a experiência do fluxo de trabalho.
Observação: o número máximo de ramificações para uma única condição é 10. Embora você possa ramificar esse número de cenários, é recomendável utilizar vários fluxos de trabalho para separação. Isso facilita a solução de problemas e o rastreamento do que está acontecendo em um fluxo de trabalho.
Para usar ramificações, clique em add branch (adicionar ramificação) e preencha as condições e os segmentos conforme necessário
Isso adicionará uma opção de ramificação
Observações:
Recomenda-se o uso de uma convenção de nomes para solução de problemas, atualização e organização.
None é uma ramificação que existe se nenhuma das condições, segmentos e ramificações for atendida. Essa ramificação pode ser usada para funcionalidades adicionais, dependendo de sua configuração.
Etapa 3: Adicionar eventos/ações de fluxo de trabalho adicionaisEtapa 3: Adicionar eventos/ações de fluxo de trabalho adicionais
Depois de adicionar a condição se/senão, você verá uma divisão no caminho do fluxo de trabalho com "Sim" e "Não". Com base nos filtros da sua condição se/senão, os contatos seguirão um dos dois caminhos e você poderá personalizar eventos adicionais. Neste exemplo, qualquer pessoa que tenha Los Angeles como cidade e não tenha Bob como primeiro nome receberia um SMS no caminho "Yes" (Sim). Qualquer pessoa no caminho "Não" receberia um e-mail e uma chamada manual.
Mude do modo Rascunho > Publicar para que ele funcione.
Salve e confirme todas as alterações em seu fluxo de trabalho.