Neste guia, discutiremos os métodos de solução de problemas para quando você estiver enfrentando problemas de áudio no sistema.
Os problemas comuns de áudio incluem:
Problemas de equipamento
Problemas de conexão com a Internet
Configurações padrão do microfone e do alto-falante
Configurações do navegador
Nosso sistema usa um sistema VOIP (Voice Over Internet Protocol), que comprime o áudio. Com essa compactação, o áudio pode soar diferente em comparação com o microfone que você está usando.
Problemas de conexão com a Internet:
O VOIP divide os dados de áudio em pequenos pedaços chamados pacotes para transferi-los pela Internet. Isso significa que, se você tiver uma conexão de Internet ou um roteador ruim, a qualidade do áudio poderá ser afetada.
Acesse https://speed.cloudflare.com/ e faça um teste
Recomenda-se ter, no mínimo, uma conexão de uplink/downlink de 50 MBPS com jitter inferior a 10 ms e ping inferior a 40 ms. Se você tiver uma conexão inferior às especificações mencionadas acima, talvez seja necessário atualizar sua Internet ou seu roteador.
Você pode verificar a compatibilidade de VoIP da sua conexão de Internet acessando https://test.webrtc.org/
Se houver algum aviso, talvez seja necessário atualizar a Internet, o roteador ou o computador para melhorar a qualidade da chamada.
Observação: O WiFi 5G com um chip ou adaptador WiFi compatível com 5G ou uma conexão Ethernet direta proporcionará muito mais estabilidade.
Navegadores:
Os navegadores móveis não têm a capacidade de receber ou manter a conectividade de chamadas em segundo plano e não permitem o tratamento de interrupções de chamadas GSM.
Navegadores recomendados: Chrome, FireFox.
Solução de problemas do Chrome
Acesse um site que queira usar o microfone e a câmera.
Quando solicitado, escolha Permitir ou Bloquear.
Sites permitidos: os sites podem começar a gravar quando você está no site. Se você estiver usando uma guia diferente do Chrome ou um aplicativo diferente, um site não poderá começar a gravar.
Sites bloqueados: alguns sites não funcionarão se você os bloquear. Por exemplo, você não poderá participar de uma chamada de vídeo.
Verifique as configurações existentes.
No canto superior direito, clique em Mais e, em seguida, em Configurações.
Clique em Privacidade e segurança, em Configurações do site e em Microfone.
Selecione a opção que deseja como configuração padrão.
Revise seus sites bloqueados e permitidos.
Para remover uma exceção ou permissão existente: À direita do site, clique em Excluir.
Para permitir um site que você já bloqueou: Em "Não permitido", selecione o nome do site e altere a permissão da câmera ou do microfone para "Permitir".
Ative as permissões nas configurações do computador
Observação: Se você usa o macOS Mojave e a câmera ou o microfone não estiver ativado nas preferências do sistema, o Chrome poderá solicitar permissão para usar a câmera ou o microfone. Para usar a câmera ou o microfone no Chrome:
Na caixa de diálogo, selecione Abrir preferências.
Para ativar as permissões do microfone:
Clique em Microfone e, em seguida, marque a caixa de seleção ao lado de "Google Chrome".
Seu computador poderá perguntar se você deseja sair para salvar as alterações. Para salvar as alterações, clique em Sair agora.
Você pode selecionar um microfone padrão para usar em sites diferentes.
Abra o Chrome.
No canto superior direito, clique em Mais, que se parece com três pontos, e depois em Configurações.
Clique em Privacidade e segurança, em Configurações do site e, em seguida, em Microfone.
Para selecionar um microfone padrão, clique na seta para baixo.
Se o microfone ainda não estiver funcionando, tente estas etapas:
Etapa 1: Verifique se você não está sem som
Se estiver usando um fone de ouvido, verifique se o botão de mudo no cabo está desligado. Além disso, verifique se você não está sem som no site (como o Google Meet ou o Skype).
Etapa 2: Verifique as configurações de seu sistema
Para Windows
Verifique se o seu microfone é o dispositivo de gravação padrão e se os níveis de gravação estão corretos: o microfone está conectado ao PC com Windows.
Selecione Iniciar > Configurações > Sistema > Som.
Em Configurações de som, vá para Entrada e, na lista Escolha o dispositivo de entrada, selecione o microfone ou o dispositivo de gravação que deseja usar.
Para testar um microfone que já tenha sido instalado:
Certifique-se de que o microfone esteja conectado ao PC.
Selecione Iniciar > Configurações > Sistema > Som.
Nas configurações de som, vá para Entrada e, em Testar o microfone, procure a barra azul que sobe e desce à medida que você fala no microfone. Se a barra estiver se movendo, o microfone está funcionando corretamente.
Se a barra não estiver se movendo, selecione Troubleshoot (Solucionar problemas) para consertar o microfone.
Para Mac
Em seu Mac, escolha o menu Apple > Configurações do sistema e clique em Som na barra lateral. (Talvez seja necessário rolar a tela para baixo).
Clique em Input (Entrada), à direita, e selecione o dispositivo que deseja usar na lista de dispositivos de entrada de som.
Todos os dispositivos de entrada de som disponíveis em seu Mac estão listados. Se o monitor tiver um microfone interno, ele será listado como [modelo Mac] Microfone.
Execute uma das seguintes ações para ajustar as configurações de entrada de som:
Ajuste o volume da entrada: Arraste o controle deslizante de volume.
Se estiver gravando som pela porta de som do computador, é possível ajustar o volume de entrada para compensar o fato de a fonte de som estar muito alta ou muito baixa.
Por exemplo, se estiver gravando música alta, diminua o volume de entrada para que o som gravado não fique muito alto ou distorcido. Se estiver gravando alguém que esteja falando baixo, aumente o volume de entrada para que o Mac possa captar melhor a voz da pessoa.
Capture menos ruído de fundo ao usar o microfone embutido do computador: Selecione "Usar redução de ruído ambiente". Essa opção não aparecerá se o formato de microfone embutido de 4 canais estiver selecionado na Configuração de áudio MIDI, em um Mac com Apple Silicon ou em modelos de Mac com chip Apple T2.
Observação: não é possível ajustar o volume de entrada de um dispositivo de entrada digital usando os controles do computador. É necessário ajustar o volume de entrada a partir de sua fonte, como um receptor.
Etapa 3: Entre em contato com o fabricante
Se ainda estiver com problemas, entre em contato com o fabricante do microfone.
Etapa 4: Reinicie sua chamada e o computador
Observação: a tentativa de verificar se os problemas foram resolvidos em uma janela anônima no Chrome mostrará se as extensões, o cache ou o excesso de guias são parte do problema.
Observação: Limitar o número de guias abertas, navegadores e outros aplicativos ativos que usam muito a Internet melhorará muito o desempenho.
Equipamentos:
As conexões VoIP exigem que o computador execute cálculos pesados; portanto, se você estiver usando uma máquina antiga, é de se esperar que ela tenha problemas com a qualidade da chamada VoIP.
Certifique-se de que o volume também esteja totalmente alto, caso isso esteja envolvido!
Clique duas vezes no seu microfone padrão > vá para a guia de nível > aumente o volume do microfone. Possivelmente para 100.
Observações:
Recomenda-se o uso de um fone de ouvido com fio; se estiver usando um fone de ouvido sem fio, verifique se o software está atualizado.
O uso de um fone de ouvido direto para AUX ou XLR para interface para USB é o método mais recomendado para capturar áudio. Os fones de ouvido Bluetooth não são recomendados!
Configurações padrão:
Aqui estão alguns exemplos de solução de problemas de som padrão e de microfone:
Tente usar microfones diferentes, caso seja possível encontrar melhorias neles.
Verifique se você selecionou o microfone correto. Normalmente, seu sistema usará outro microfone como padrão, em vez do profissional, e isso pode ser ajustado no navegador.
Quando você conecta e desconecta microfones, o Windows nem sempre reconhece o microfone padrão. Mesmo que você já tenha um microfone conectado, o Windows usará como padrão o microfone normal do computador.
Verifique as configurações padrão do microfone
Vá até o ícone do alto-falante no canto inferior direito e clique com o botão direito do mouse.
Abra as configurações de som > Painel de controle de som > Clique na guia de gravação.
Certifique-se de que o dispositivo de gravação padrão seja o microfone correto.
Verifique suas configurações de som
Clique com o botão direito do mouse no ícone de som e abra Configuração de som ou Iniciar - Configuração - Sistema - Som.
No painel direito, vá para configurações avançadas de som.
Lá você verá uma lista de programas e poderá escolher o dispositivo de saída para cada programa. O Chrome será mostrado nessa lista somente se estiver reproduzindo algum som.
Verifique a saída do alto-falante
Se houver vários dispositivos de saída de áudio disponíveis, verifique se você selecionou o dispositivo apropriado. Veja como:
Selecione o ícone Speakers na barra de tarefas.
Observação: se você não vir o ícone Alto-falantes exibido, ele pode estar na área de estouro. Selecione Show hidden icons (Mostrar ícones ocultos) para verificar essa área.
Em seguida, selecione a seta para abrir uma lista de dispositivos de áudio conectados ao computador.
Verifique se o áudio está sendo reproduzido no dispositivo de áudio de sua preferência, como um alto-falante ou fones de ouvido.
Utilização dos assistentes de conexão de rede e áudio
Clique com o botão direito do mouse no ícone de som e vá para Configurações > Sistema > Solução de problemas > Outros solucionadores de problemas e execute um teste nas conexões de Internet, áudio e gravação.
Eco
Normalmente, isso se deve a algum tipo de loop de feedback, como o fato de ambas as pessoas estarem no alto-falante ao mesmo tempo.
*Os firewalls também podem apresentar um problema e talvez valha a pena dar uma olhada se essas informações não resolverem seu problema de áudio.