A importação de uma lista de contatos abrangente é a pedra angular do gerenciamento eficaz de bancos de dados. Quando feita corretamente, ela garante que seus contatos sejam organizados com os melhores dados, facilitando operações comerciais mais eficientes.
IMPORTANTE: se você não for um usuário administrador, não poderá importar/exportar contatos. Você pode ajustar suas configurações de usuário visitando: Configurações > Minha equipe > Gerenciamento de equipe.
O que é necessário:
Um arquivo .csv com os contatos que deseja importar
Etapa 1: Prepare seu arquivo .csv
A linha 1 do arquivo deve ter cabeçalhos essenciais, como "nome", "sobrenome", "e-mail", "telefone", "telefones adicionais", "tag" e assim por diante.
Ao adicionar vários números de telefone para um único contato, liste-os na coluna "additional phones" (telefones adicionais). Esse recurso permite que você gerencie vários números de telefone sem problemas.
Etapa 2: Importar seus contatos
Existem duas opções para adicionar contatos:
Crie manualmente um contato clicando no sinal "+" no canto superior esquerdo.
Ou use o ícone de importação (uma seta apontando para cima) para introduzir contatos por meio do seu arquivo .csv. A escolha de "Importar contatos" permite a importação em lote, o que é eficiente e economiza tempo.
Se os ícones Importar/Exportar não estiverem visíveis, verifique se foi criado um perfil de usuário em Configurações --> Gerenciamento de equipe. Precisa de ajuda? Entre em contato com o suporte.
Ao selecionar "Importar contatos":
Clique em "Upload a file" ou use o recurso de arrastar e soltar.
Mapeie os campos para especificar como os dados se encaixarão nos campos do sistema.
Uma marca verde indica um campo pronto para importação.
"Column Header From File" (Cabeçalho de coluna do arquivo) indica qual coluna .csv será importada.
"Contact Fields" indica o campo de destino. A maioria dos campos gerais é reconhecida automaticamente. O mapeamento manual pode ser necessário para campos personalizados ou cabeçalhos não convencionais.
A coluna "Additional Phones" (Telefones adicionais) pode ser mapeada para a importação de vários números de telefone. Separe-os usando vírgulas, barras ou ponto e vírgula ao lado da coluna principal de número "Phone".
Para vários e-mails, separe-os e mapeie-os para o campo "Additional Emails" (E-mails adicionais).
Prossiga para a guia 3:
Atribua um nome de importação ou deixe que o padrão seja um formato de data e hora.
Opte por criar uma "Smart List" para esses contatos, se desejar.
Na guia "Advanced" (Avançado), você pode:
Decidir sobre uma estratégia para duplicatas.
Adicionar tags ou decidir os critérios para identificar duplicatas.
Ativar a opção "Add to Workflow/Campaign" (Adicionar ao fluxo de trabalho/campanha), se necessário.
Validar e-mails (podem ser aplicadas taxas).
Finalizar clicando em "Submit" (Enviar).
Etapa 3: Validar a importação
Atualize a página Contatos.
Navegue até Contatos > Ações em massa para verificar o status e os detalhes da importação.
OBSERVAÇÃO: Cada registro de contato deve ter pelo menos um número de telefone ou endereço de e-mail para que a importação seja bem-sucedida. A simples listagem de nomes não funcionará.